PÁGINA DA NOTÍCIA

Estados não neuróticos e Objeto sobrevivente

26/02/2024

 

Quero convidá-los a participar desse grupo de estudos que vai se debruçar sobre os Estados não neuróticos, tão presentes no consultório contemporâneo.

A categoria de não-neurose foi sugerida por André Green para caracterizar os sofrimentos que apresentam significativas dificuldades na constituição do Eu, dos limites do Eu, uma fragilidade narcísica e falhas nos processos de simbolização. Em decorrência do comprometimento dos processos de simbolização e dos parcos recursos da elaboração psíquica, os estados não neuróticos apresentam maiores dificuldades de continência dos excessos pulsionais, estando mais propensos a compulsão à repetição e a atuações. 

Os sofrimentos não neuróticos se expressam através de somatizações, adições, anorexia, bulimia, compulsão alimentar e pânico.

Subjacente ao sofrimento não neurótico encontramos o objeto intrapsíquico não sobrevivente que decorre da não sobrevivência o objeto externo nos momentos inicias da vida do bebê. O objeto não sobrevivente participa dos estados não neuróticos.

Em contrapartida, o objeto sobrevivente diz respeito aos processos essenciais na relação entre a mãe e o bebê, que dão início ao desenvolvimento psíquico saudável.

 

 

Como seria de se esperar, o manejo clínico das subjetividades predominantemente não-neuróticas desafiam a clínica psicanalítica e exige uma significativa disponibilidade do psicanalista.

Para o desafio destes estudos vamos nos apoiar inicialmente em escritos de Karl Abraham e Sándor Ferenczi, que abriram a perspectiva da relação de objeto.


 

 

 

 

 

 

 

 

Seguiremos com os psicanalistas que prosseguiram debruçados neste tema, Michael Balint, Fairbairn e Donald Winnicott.

 

 

Por fim vamos buscar os avanços neste estudos através dos trabalhos de psicanalistas contemporâneos, como André Green, Christopher Bollas, René Roussillon, Jan Abram entre outros.

 

 

 

 

Este Grupo de Estudos será coordenado pela psicanalista Rosita Esteves com a co-coordenação de Abner Nodari.

Inscrições pelo fone: (54) 99319 9292

 

2024/Fev

Compartilhe:

O QUE VOCÊ QUER BUSCAR?
QUER FALAR COMIGO?
 Chamar no Whats

#sigarositaestevesnasredessociais