PÁGINA DA NOTÍCIA

Freud no século XXI

19/03/2024

 

"Por um novo retorno a Freud" foi o tema da Aula Inaugural de 2024 do CEPdePA que aconteceu neste sábado, dia 16 de março/24. Para apresentar este tema contamos com a estimada presença do psicanalista Gilson Iannini que teve como interlocutora a colega Sueli de Souza Santos. Foi um prazer escutar as ideias e provocações de Iannini e a interlocução da querida colega Sueli.

 

 

Após a Aula, tivemos o lançamento, com sessão de autógrafos, do livro "Freud no século XXI: Volume 1: O que é psicanálise?” (2024), de autoria de Gilson Iannini.

 

 

O livro de Iannini traz questionamentos e reflexões sobre o significado de ler Freud no século XXI, momento em que nos deparamos com novas formas de subjetividade e de sofrimento, presentes na contemporaneidade. 

As novas novas tecnologias e a inteligencia artificial também são inseridas na análise de Iannini, na interface com a psicanálise. 

 

 

Iannini nos apresenta a ideia de um novo retorno à Freud. O retorno de Lacan à Freud foi realizado com os recursos do seu tempo: a linguistica de Saussure, a antropologia de Lévi-Strauss, a epistemologia de Koyré e a dialética de Hegel.

Um novo retorno a Freud exigiria a exploração de matrizes e modelos contemporâneos, bem como  dos novos impasses da clínica contemporânea. Como ele diz, “trata-se de injetar alguns litros de oxigênio no debate”. Esse retorno a Freud não seria a partir do inconsciente estruturado como uma linguagem, mas do inconsciente que não se esgota numa estrutura simbólica, com metáforas e metonimias, mas do inconsciente entre simbólico e real, que Iannini chama de inconsciente litoral.

 

 

Citando Iannini: “Não é Freud que precisa chegar ao século XXI, mas o século que precisa descobrir o Freud que pacientemente o espera.”

Ele pergunta: "como ler Freud" e sugere que possamos “… extrair ferramentas de Freud para ler o mundo de hoje. (…) Fazendo novas perguntas, podemos aprender e ler Freud e aprender a ler o presente com Freud. (…) modulamos nossa leitura, giramos a perspectiva, encontramos, no mesmo Freud, outro Freud.” 

 

GILSON IANNINI

Gilson Iannini é psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. 

Tem formação em Filosofia e em Psicanálise e atua nas duas áreas. 

Em Filosofia, é doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em filosofia pela UFMG. Em Psicanálise é mestre pela  Universidade Paris VIII.

Como editor, já publicou mais de 90 livros, entre eles as Obras incompletas de Sigmund Freud.

É  coautor, junto com Christian Dunker, de “Ciência pouca é bobagem: Por que psicanálise não é pseudociência” (2023).

 

 

 

2024/Mar

 

Compartilhe:

O QUE VOCÊ QUER BUSCAR?
QUER FALAR COMIGO?
 Chamar no Whats

#sigarositaestevesnasredessociais