PÁGINA DA NOTÍCIA

Christopher Bollas: Psicanalista britânico contemporâneo

06/01/2024

 

Participei de um encontro promovido pelo CEP de São Paulo que teve como tema as contribuições de Christopher Bollas, grande psicanalista contemporâneo.

 

 

 

Seu modo de pensar e vivenciar a função psicanalítica levou-o a contribuir com novos conceitos, criando sua obra.

Um dos seus conceitos é o de “objeto transformacional”. Segundo Bollas, “Um objeto transformacional é identificado pelo bebê quando ele vivência os processos que modificam a experiência do self.” (2015, p. 50).

Na vida adulta, a busca pelo objeto transformacional diz respeito a “… lembrar uma experiência objetal precoce para recordar, não cognitiva, mas existencialmente - por meio de experiência afetiva intensa - uma relação que foi identificada com experiências transformacionais cumulativas do self.” (2015, p. 52-53).

 

 

 

Outro trabalho muito expressivo de Bollas é “O desejo borderline”. Veja o LINK em PDF

 

Nesse artigo Bollas (2003) propõe que esse tipo de funcionamento busca um reencontro com o objeto primário, porém de uma forma turbulenta, pois seria a única forma conhecida para unir-se a ele. Por conta disso, seu modo de viver e ser envolve uma constante busca pelo trauma, provocando o desenvolvimento  de estados mentais de turbulência.

 

 

 

Frente a esses desafios do fazer psicanalítico para o acolhimento do funcionamento borderline, está a questão do acolhimento no enquadre. 

Bollas propõe um instrumental clínico significativo e valioso para o tratamento destes quadros psicopatológicos tão frequentes na nossa pratica clinica contemporânea.

 

Também aprecio seu artigo sobre Psicanálise ontológica ou “O que você quer ser quando crescer?” publicado na Revista Brasileira de Psicanálise · Volume 54, n. 1, 23-45 · 2020. Veja o LINK em PDF

 

Bolsas escreveu vários livros e muitos artigos. Alguns de seus livros traduzidos aqui no Brasil são

 

Histeria

 

Sendo um personagem

 

 

Forças do destino

 

 

A sombra do objeto _ Psicanálise do conhecido não pensado

 

Por fim, você pode conhecer um pouco do psicanalista britânico, Christopher Bollas através de um documentário que apresenta a vida dele, uma entrevista realizada pelo CEP de São Paulo e parte de uma conferência que ele ministrou.

 

Veja no LINK 

https://www.youtube.com/watch?v=nRBS6xxAaYw

 

 

Referências:

Bollas, C. (2015). A sombra do objeto - Psicanálise do conhecido não pensado. São Paulo: Escuta.

Bollas, C. (2003). O desejo borderline. In Revista Percurso, São Paulo, v. 30-I, p. 5-12. ano XVI. 

 

2020/Nov

Compartilhe:

O QUE VOCÊ QUER BUSCAR?
QUER FALAR COMIGO?
 Chamar no Whats

#sigarositaestevesnasredessociais