PÁGINA DA NOTÍCIA

Anorexia

30/06/2025

 

Recentemente (em 21 de junho/25) o mundo foi noticiado sobre a morte de Nihal Candam, uma influencer turca de 30 anos que não resistiu as complicações causadas pela anorexia, distúrbio alimentar que a acometia há anos. Ela estava internada e em tratamento hospitalar, com um quadro gravíssimo de desnutrição, quando sofreu uma parada cardíaca.

 

 

A imprensa local (Revista Monet) informou que devido a anorexia ela perdeu 40 quilos nos últimos dois anos, estando com apenas 22,5 quilos no momento da morte.

 

 

Nihal, influenciadora digital, cantora e personalidade da TV, era famosa na Turquia pela criação de conteúdo para as redes e pela participação no reality show de moda, "Bu Tarz Benim”.

Ela foi vice-campeã da quarta temporada do programa, que desafiava participantes a montarem looks diferentes a cada dia, em busca do título de estrela da moda.

 

 

Desde setembro do ano passado, ela estava afastada das redes sociais, quando sua condição se agravou. Em seu último post, Nihal aparece na academia e escreveu:

"Alongando. Chega por hoje. Sinta o ritmo”.

 

 

Com mais de 900 mil seguidores nas redes sociais, o caso de Nihal ganhou destaque e levantou preocupações sobre a pressão estética enfrentada por muitas mulheres.

 

 

Após a notícia da morte, a Federação das Associações de Mulheres da Turquia — entidade com 49 anos de atuação e que reúne 10 organizações de proteção feminina — divulgou nota em repúdio à pressão estética imposta sobre os corpos e mentes das mulheres. Iniciou a note dizendo: “A morte de Nihal Candan devido à anorexia nervosa revela mais uma vez que as pressões e imposições impostas pela sociedade podem atingir níveis letais”. Realmente, a anorexia é um transtorno alimentar que causa a morte de 20% das pessoas diagnosticadas.

 

 

A situação de Nihal ressalta os perigos associados aos padrões estéticos impostos pela sociedade, especialmente entre jovens influenciáveis. Entretanto, outros fatores também são necessários para que a pressão da mídia exerça um papel tão relevante no desencadeamento da anorexia. Dentre eles podemos destacar os fatores psíquicos e emocionais que predispõem ao desenvolvimento dos distúrbios alimentares (anorexia, bulimia e compulsão alimentar).

 

O que é anorexia?

De modo descritivo, a anorexia é um distúrbio alimentar que afeta a autopercepção da pessoa com relação ao corpo, com uma visão distorcida da sua imagem corporal, criando uma obsessão pelo próprio peso e comida. Caracteriza-se por uma recusa alimentar que leva a uma perda muito significativa de peso e à desnutrição. Também está presente na anorexia um medo mórbido de engordar, mesmo estando com o peso muito abaixo dos padrões considerados saudáveis para altura e idade.

 

 

Em relação aos aspectos emocionais, a psicanálise entende que a anorexia é um “comer nada” e não apenas “não comer”.

Nesse sentido, o psicanalista italiano, Massimo Recalcati nos ensina que existem dois “nada”na anorexia.

 

 

O primeiro "nada" é o nada como objeto separador, sendo assim a anorexia seria uma manobra de separação do Outro, para desenganchar-se da dependência do Outro. Esse primeiro nada seria uma tentativa de defender o seu desejo para não ser absorvido pela demanda do Outro. Sob esta perspectiva de função de defesa do (ou frente ao) desejo, a anorexia estaria relacionada a neurose.

 

 

O segundo “nada" caracteriza a dimensão psicótica da anorexia e dos casos graves. Nesse caso, o “nada" não está em relação ao desejo do Outro, mas sim ao gozo do Outro, expressando um rechaço radical ao Outro.

Nao seria, então, um escudo para o desejo do Outro, mas uma degradação, uma ossificação.

Segundo Recalcati (2003), "Em um primeiro plano não está o desejo de nada, sendo a redução do desejo a nada. (…) É o nada como pura aniquilação de si”* (p. 25). E complementa dizendo que "A paixão pelo nada deixa de ser aqui o índice de uma paixão pelo desejo para ser o índice de uma paixão pelo aniquilamento; é o índice da atividade mesma da pulsão de morte.”** (p. 29).

 

 

Como se dá o tratamento da anorexia?

A anorexia tem um risco real de morte e, portanto, requer acompanhamento especializado intensivo. A desnutrição severa, como no caso de Nihal (22,5 Kg) pode levar à morte súbita, especialmente por parada cardíaca ou infecção sistêmica.

Para seu tratamento é necessário uma equipe multidisciplinar especializada, composta de psicanalista, psiquiatra, médico e nutricionista.

 

 

Atenção: Se você sofre com distorção de imagem, tem uma relação problemática com a comida, está se sentindo mal com sua forma física ou sofre com os sintomas da anorexia ou de outro distúrbio alimentar (bulimia e compulsão alimentar) procure ajuda psicológica.

 

Referências:

Recalcati, Massimo. Clínica del vacío. Anorexias, dependencias, psicosis. Madri: Editorial Síntesis 2003.

Fotos: reprodução/Instagram

 

*  Tradução livre

** Traducao livre

 

 

Rosita Esteves

Psicanalista

 

Rua Moreira Cesar, 2821/23

(54) 99183 3344

 

Instagram: @rositaesteves.psicanalista

Site: https://rositaesteves.com.br/

 

2025/Jun

Compartilhe:

O QUE VOCÊ QUER BUSCAR?
QUER FALAR COMIGO?
 Chamar no Whats

#sigarositaestevesnasredessociais