PÁGINA DA NOTÍCIA

Imagem do corpo e bulimia _ A imagem da jovem bulímica e a de sua mãe

29/05/2022

" Imagem do corpo e bulimia: A imagem da jovem bulímica e a de sua mãe" foi o tema de minha dissertação de mestrado em Psicologia Clínica realizado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unisinos.

Neste estudo

Este estudo buscou analisar e compreender como se apresenta a imagem do corpo em jovens mulheres com bulimia em relação aos próprios ideais e aos de sua mãe.

O foco do estudo centrou-se nos aspectos psíquicos referentes à constituição da imagem do corpo e suas alterações na bulimia, utilizando o referencial psicanalítico. Também foram examinadas pesquisas científicas atuais que tratam da imagem do corpo e da bulimia.

A abordagem foi qualitativo-exploratória, utilizando como estratégia o procedimento de estudo de casos múltiplos. As participantes do estudo foram duas jovens do sexo feminino, com idades de 19 e 24 anos, com diagnóstico de bulimia e suas respectivas mães.

O estudo de cada jovem e sua mãe foi considerado um caso. O acesso aos casos se deu através de encaminhamento por profissionais especialistas do Centro de Especialidades em Saúde (CES) - Secretária Municipal da Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

Como instrumentos, foram utilizadas entrevistas não estruturadas e semiestruturadas com as jovens e com suas mães, o Desenho da Figura Humana, o EAT-26, o BITE, o BSQ e a Escala de Imagem Corporal de Stunkard.

Os resultados indicaram a presença de insatisfação com a imagem do corpo tanto nas jovens bulímicas como em suas mães, gerada a partir dos próprios ideais e dos ideais maternos. Também indicaram que as jovens participantes do estudo buscaram uma imagem de corpo ideal como manifestação de falhas na constituição do narcisismo e da identidade frente à relação pouco discriminada com a figura materna. Indicaram, ainda, que as filhas, através da bulimia, estariam respondendo aos ideais conscientes e inconscientes de suas mães.

Link para a Dissertação

UNISINOS _ 2011

Compartilhe:

O QUE VOCÊ QUER BUSCAR?
QUER FALAR COMIGO?
 Chamar no Whats

#sigarositaestevesnasredessociais