PÁGINA DA NOTÍCIA

Ferenczi e a vulnerabilidade humana

17/06/2024

Como a psicanálise pode contribuir para nossa capacidade de pensar as situações perturbadoras que enfrentamos atualmente nos âmbitos clínico, sociopolítico, ambiental?

 

Esta foi uma das questões enfocada nas discussões realizadas na ocasião da 4a Conferência Internacional Sándor Ferenczi, em maio e junho/24, em São Paulo.

 

 

 

O medo, o ódio, a violência… estão presentes de modo excessivo em todo o  mundo. Associam-se a estas questões as ameaças existenciais desencadeadas pela pandemia, recentemente vivida, e por desastres ambientais que intensificam as desigualdades, as discriminações e as intolerâncias.

 

Podemos recorrer as contribuições Ferenczi para nos auxiliar a compreender os desafios globais da nossa época. Na obra de Ferenczi encontramos, de modo consistente, uma dedicação ao entendimento da vulnerabilidade humana e sua relação com as complexas dinâmicas de poder e seus efeitos traumáticos no ser humano.

 

 

 

Um dos conceitos de Ferenczi que nos auxilia nesta compreensão é o da confusão de línguas, desenvolvido no seu trabalho “Confusão de língua entre os adultos e a criança”, publicado em 1933. Neste artigo ele discrimina a linguagem da ternura e a linguagem da paixão. 

 

A linguagem da ternura está sustentada no cuidado, no amparo ao outro considerando sua humanidade e dignidade. Por outro lado, a linguagem da paixão diz respeito a toxicidade e autoridade gerando situações traumáticas nas quais as palavras podem ferir e humilhar.

 

Quanto nossa cultura está afetada por palavras tóxicas? Quanto é necessário reaprender a linguagem da ternura, da empatia, da sensibilidade frente a dor e sofrimento do outro?

 

 

 

O trabalho de Ferenczi se fundamenta em diversificadas formas de ligação e relação com o outro, através dos diálogos sociais e políticos referente ao trauma e suas formas de tratamento.

 

Ferenczi trabalhou com conceitos como o desmentido, a clivagem, a fragmentação e a identificação com o agressor frente as experiências traumáticas que se apresentavam na clínica. Pode-se pensar que estes conceitos exprimem seus ideais igualitários bem como a amplitude da capacidade de pensar e agir nos grupos sociais e culturais, com disposição plural e coletiva. 

 

 

Assista o vídeo de abertura da 14ª Conferência Internacional Sándor Ferenczi no link abaixo.

 

https://www.youtube.com/watch?v=AVD9OyTZP8Q

 

 

Rosita Esteves

Psicanalista

 

Rua Moreira Cesar, 2821/23

(54) 99183 3344

 

Instagram: @rositaesteves.psicanalista

Site: https://rositaesteves.com.br/

 

 

2024/Jun

 

 

 

Compartilhe:

O QUE VOCÊ QUER BUSCAR?
QUER FALAR COMIGO?
 Chamar no Whats

#sigarositaestevesnasredessociais